De dentro dos carros, motoristas - entre empresários e taxistas - se reuniram em frente à prefeitura de Santa Maria em um buzinaço para pedir a reabertura do comércio. O ato, inspirado em iniciativas que ocorreram entre quinta e sexta em outras cidades, convocou as pessoas pela internet. No Facebook, foram mais de 300 compartilhamentos, porém, presencialmente, cerca de 30 carros estavam no local.
O grupo defende o chamado isolamento vertical, de que crianças, idosos e demais pessoas do grupo de risco permaneçam em casa, mas que os demais trabalhadores voltem ao serviço. Temendo quebradeira geral de empresas e desemprego em massa se o "toque de recolher" durar por muito mais tempo, eles pedem a compreensão da prefeitura e dos especialistas em infectologia para que as regras possam ser abrandadas.
Pelo decreto assinado pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), desde o último sábado o comércio está impedido de abrir na cidade. Apenas serviços essenciais, como farmácias e mercados, podem abrir, respeitando regras de higienização.
Na segunda-feira, Pozzobom e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, convocaram as lideranças empresariais para uma reunião na prefeitura, às 10h de segunda, junto com dois infectologistas.